Quais as principais dificuldades enfrentadas para a implantação de Sistemas de Gestão ISO 9001?
Atualmente ainda nos deparamos com dizeres sobre a certificação ISO 9001, de que serve “apenas para obter o certificado e mostrar para o mercado”. De fato, o certificado tem sua importância, pois com ele é possível demonstrar o comprometimento que a empresa tem com o sistema de gestão da qualidade e o atendimento à satisfação do cliente. Este descaso pode surgir porque não há o entendimento mínimo necessário quanto ao propósito e o ganho ao seguir os requisitos normativos.
Uma vez que não existe o entendimento, surgem as dificuldades durante a implantação e manutenção do sistema de gestão da qualidade. Existem muitos relatos das dificuldades encontradas durante a implantação dos requisitos normativos da ISO 9001 sendo os mais comuns:
• baixo nível de escolaridade dos envolvidos, dificultando o entendimento dos requisitos e a leitura e interpretação dos procedimentos;
• alta direção não dá o exemplo, impactando negativamente o engajamento das pessoas;
• carência de pessoal capacitado tanto referente ao entendimento dos requisitos da norma quanto na capacidade para desdobramento das ações. Muitas destas dificuldades encontradas durante o processo de implantação da norma, permanecem após a certificação, durante o período de manutenção do sistema de gestão.
O engajamento dos times deve ser mantido e sustentado ao longo de todo o período da manutenção da certificação até que os princípios deste sistema de gestão sejam absorvidos pela cultura da empresa. Organizações que obtém a certificação apenas pelo certificado, não conseguem manter o sistema de pé por muito tempo. Quando pensamos no processo de manutenção da certificação ISO 9001, podemos seguir alguns fatores críticos para o sucesso da recertificação:
• A alta direção deve-se demonstrar conhecedora de seu sistema de gestão da qualidade e ser o exemplo em ações e atitudes;
• O planejamento das auditorias internas deve ser seguido dentro de sua frequência para garantir o atendimento aos requisitos normativos e como ferramenta na divulgação e conscientização de suas políticas.
• Buscar constante capacitação dos times para evoluir em competências e melhorar o entendimento dos requisitos da norma.
• A reunião de análise crítica é o momento de deixar a alta direção ciente dos resultados, das melhorias obtidas e dos obstáculos a serem removidos.
• Não deixar cair no esquecimento a gestão através dos indicadores e a busca pela **melhoria contínua. **
Um outro fator de sucesso na implantação da ISO 9001 é a participação de uma Consultoria capacitada com Consultores que possuam grande experiência de mercado. Essa experiência traz bagagens que auxiliam na detecção dos itens não aderentes à norma e na implantação eficaz das ações.
Com uma Consultoria experiente pode existir também um ganho na implantação dos requisitos da norma já considerando as boas práticas de mercado e trazendo melhorias de processos durante o próprio período de implantação.
Estamos abordando a implantação dos requisitos da norma ISO 9001, entretanto, as dificuldades, orientações, dicas, são vistas e aplicáveis a outros sistemas de gestão, como o Ambiental, de Segurança e Saúde no trabalho, Compliance, entre outros. Nós, profissionais da área, sempre dizemos: **pior do que não ter um sistema de gestão, é perdê-lo! **