14 de fevereiro de 2023

Porque ter uma Certificação ISO e quais são as principais normas do mercado?

Adriano Angelotti
Adriano Angelotti

14 de fevereiro de 2023 · 9 min de leitura

Certificação ISO e suas principais normas do mercado

As certificações são documentos, emitidos por entidades específicas e publicamente reconhecidas, que atestam a conformidade de determinados produtos, serviços, atividades ou sistemas que estão sendo produzidos, fornecidos, implantados ou mantidos de acordo com os requisitos de um padrão específico. Esse padrão pode ser setorial, nacional, regional ou internacional. Por exemplo, uma determinada empresa receberá do organismo avaliador o certificado ISO 9001 apenas se, após o processo de verificação, o organismo apresentar evidências objetivas de que o Sistema de Gestão da Qualidade implementado pela empresa está em conformidade com todos os requisitos da norma **NBR ISO 9001. **

As certificações ISO representam um dos mais importantes indicadores de qualidade de uma empresa para o mercado. Um motivo para isso, é que com ela a empresa chancela o seu compromisso com as melhores práticas de seus processos internos, transmitindo maior credibilidade para o mercado. Sendo assim, é comum ver inúmeras organizações de todos os tipos e tamanhos buscarem a obtenção dessas certificações, especialmente quando os próprios clientes e consumidores a valorizam.

A ISO é a Organização Internacional de Normalização, sediada em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1946 e tem como associados organismos e normalização de cerca de 160 países, incluindo o Brasil, representado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.

A ISO 9001 pode-se dizer, é a principal e a norma mais conhecida entre as organizações. Isso porque engloba as questões relacionadas à gestão da qualidade. No entanto, existem outras normas ISO que são igualmente importantes.

Entre as certificações ISO, destacam-se:

ISO 9001

É a mais conhecida entre as normas ISO e a mais utilizada em todo o mundo. Essa norma apresenta um sistema de gestão da qualidade que auxilia o gestor a identificar os processos que precisam de correção. Ou seja, na tentativa de aprimorar e otimizar os processos das organizações, a ISO 9001 apresenta soluções para o gestor conseguir alcançar a melhor satisfação do cliente.

O início desse processo começa com uma avaliação da atual situação da empresa. E com a implantação da ISO 9001, consegue-se angariar resultados importantes como:

  • Produção mais eficaz e eficiente;
  • Planejamento e controle das rotinas;
  • Melhoria da comunicação e motivação dos colaboradores;
  • Melhoria da confiança do mercado e aumento das oportunidades;
  • Melhoria contínua;
  • Redução de riscos.

ISO 14001

Entre as certificações ISO encontra-se a ISO 14001, que estabelece os requisitos para o sistema de gestão ambiental.

As organizações que desejam obter esse selo querem, na prática, demonstrar seu compromisso com as questões ambientais.

Diante do universo de leis e requisitos legais cada vez mais exigentes, para evitar riscos do não atendimento a essa legislação ambiental, a ISO 14001 oferece uma forma eficaz de planejar, organizar e praticar ações ambientais, podendo-se integrar a outros elementos e processos de gestão. Entre os resultados positivos da implementação dessa norma, destacam-se:

  • Redução do uso de matéria-prima;
  • Melhoria contínua do desempenho ambiental e produtividade;
  • Promoção da conservação e manutenção dos recursos naturais;
  • Proteção dos ecossistemas;
  • Retornos a curto, médio e longo prazo, diante da redução dos recursos e, consequentemente, da redução dos custos.
  • Responsabilidade ambiental, agregando valor à imagem da empresa que obtém a sua certificação.

ISO 45001

É a norma para o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, podendo identificar a importância da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho como um foco de melhoria de desempenho. Isso atesta a responsabilidade da empresa com a saúde e segurança de seus colaboradores, entre outros, bem como as partes interessadas que podem ser afetadas por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger a saúde física e mental de seus colaboradores.

Entre as principais vantagens da implantação desta norma, encontram-se:

  • Redução dos custos de acidentes do trabalho;
  • Diminuição de causas trabalhistas;
  • Estabelecimento de recursos que reduzam os riscos de acidentes e doenças;
  • Redução de prejuízos para a empresa;
  • Melhoria contínua da Saúde e Segurança do Trabalho na empresa.

ISO 17025

É uma certificação relacionada a qualquer organização que realize testes, amostragem ou calibração, como laboratórios do poder público ou privado, indústrias, instituições universitárias, órgãos reguladores, etc. Essa norma comprova que determinada instituição desempenha suas funções com excelência e obtém resultados válidos e precisos, de alta qualidade, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Para a obtenção dessa norma, assim como todas as outras, são exigidas diversas avaliações e auditorias. Com a certificação ISO 17025, toda a estrutura da empresa passa por mudanças rigorosas que asseguram a qualidade final dos produtos ou serviços oferecidos. Neste caso, há também as análises profissionais dos testes e calibrações de equipamentos.

Por outro lado, o cliente que contata uma organização acreditada por essa norma se sente mais seguro e satisfeito já que a organização, como por exemplo, um laboratório se mostra adequado para o controle e análise de amostras, segundo as padronizações ambientais e de segurança. Neste caso, todos os técnicos são qualificados e preparados para realizar a coleta e a análise das amostras, seguindo os parâmetros da norma.

Obter uma Certificação

Para uma organização obter a sua certificação, se faz necessário atestar a conformidade de seu sistema de gestão através da realização de auditorias. Dentre as modalidades de auditoria, podemos citar:

  • Pelo Cliente – Auditoria de Segunda Parte: por exemplo, um fabricante de peças para veículos atesta que o processo produtivo de um fornecedor de autopeças está de acordo com os requisitos de um padrão específico.
  • Por Entidade Autônoma e independente em relação ao cliente e ao fornecedor de um produto ou serviço – Auditoria de Terceira Parte: por exemplo, o certificado conferido por uma Instituição Certificadora no sistema de gestão ambiental de uma organização, baseado na norma ISSO 14001.
  • Autodeclaração de Conformidade – Auditoria de Primeira Parte: A própria empresa garante que determinado produto, serviço, processos, atividades ou sistema de gestão estão de acordo com os requisitos de uma norma utilizada como referência.

Outros passos importantes na obtenção da certificação são:

  • Entender as normas: A primeira etapa para a obtenção da certificação ISO é saber o que cada norma dispõe. Isso diz respeito ao conhecimento dos protocolos e padrões que precisam ser respeitados para que a empresa avance com o processo;
  • Realizar um diagnóstico: A segunda etapa consiste em realizar um diagnóstico nos processos internos da empresa. Essa prática irá detalhar quais problemas, falhas e não conformidades devem ser corrigidas dentro da empresa. Esse documento também levanta quais são as melhorias que a organização deve fazer para uma implementação bem sucedida dos protocolos do certificado de qualidade.
  • Execução da implementação: Após as etapas acima, a empresa poderá iniciar o processo de certificação. No entanto, essa pode ser uma tarefa um pouco mais complexa e que, consequentemente, exigirá maior atenção. Para executá-la, a empresa deverá colocar em prática todas as demandas. As normas especificarão o que será cobrado da organização para a obtenção de sua certificação. Por outro lado, não estabelecem como o método de implantação deverá ser posto em prática. Tal decisão ficará a cargo de cada gestor ou do consultor contratado. Para isso, montar uma força-tarefa seria interessante para a realização desse processo, isto é, a empresa deverá contar com profissionais que, além de conhecerem e entenderem as normas, deverão estar familiarizados com a cultura organizacional da empresa. Além disso, é importante que esses colaboradores possuam algumas habilidades, como organização, capacidade de planejamento, análise crítica e, principalmente, iniciativa.
  • Realização de uma auditoria interna: É importante realizar uma auditoria interna ou auditoria de primeira parte, também chamada de pré-auditoria como forma da empresa verificar se existem erros em seus processos e, a partir daí, realizar melhorias. É uma ótima oportunidade para a empresa identificar não conformidades antes da avaliação de certificação.
  • Contratar um órgão certificador: Por fim, é necessário que um órgão independente audite e garanta que a empresa realmente possa obter uma certificação. Um auditor competente, certificado pela ABNT e pela ISO, é quem irá verificar o funcionamento da empresa, a fim de garantir que ela siga os parâmetros exigidos pela norma. Tal confirmação é feita através de uma auditoria, em que os documentos que registram os dados e os processos da empresa dados sejam comparados com a sua rotina. Ao final da avaliação, em casos de que a empresa esteja dentro dos requisitos, o órgão expedirá um certificado. A partir daí, a empresa passará a operar como uma organização que possui a Certificação ISO. Para obter um certificado de terceira parte, a organização interessada deve contratar uma empresa especializada para realizar a avaliação do produto, serviço, atividade ou sistema, que se deseja certificar. Esta empresa, especializada em realizar avaliações e independente em relação à empresa contratante e aos clientes desta, é chamada Organismo Certificador. Neste universo, há inúmeras empresas certificadoras no mundo e o certificado emitido por elas, para ser devidamente aceito pelo mercado, necessita ser formalmente reconhecido por um órgão credenciador. Neste caso, para que as empresas estejam em atividades, com a confiabilidade que o mercado exige, precisam estar credenciadas por entidades que disciplinem suas atividades. É o caso dos Organismos Credenciadores ou Acreditadores.

    As vantagens para uma empresa que deseja certificar-se em uma norma ISO são inúmeras, podendo ser mencionados os benefícios a seguir:

  • Aprimoramento da gestão: A gestão da empresa ganha muitos benefícios com as certificações. Além das padronizações, os processos passam a ser trabalhados em conjunto com o mesmo objetivo, buscando o aprimoramento constante como resultado da busca pela qualidade. Entre alguns exemplos da melhoria da gestão, destacam-se: elevação dos níveis de produtividade, contenção de falhas, redução do desperdício, redução de custos, agilidade nos procedimentos, estabelecimento da melhoria contínua nos processos, etc.
  • Melhoria da imagem da empresa: A organização que apresenta uma ou mais certificações e que atendam às normas ISO, se torna uma referência no setor. Fornecedores, clientes e demais partes interessadas passam a confiar mais em seu modo de trabalho.
  • Motivação da equipe: O aumento da produtividade não se dá, somente, por alterações em equipamentos e materiais. Treinamentos e cursos são comuns dentro da cultura organizacional da ISO. O intuito é fazer com que todos os colaboradores se projetem no mesmo nível de aprendizado e conhecimento, além de estimulá-los a ter maior participação nas mudanças efetivas.
  • Expansão do mercado: Ao estabelecer a padronização de cada processo ou setor, a empresa demonstra estar preparada para alcançar novos mercados, muitas vezes abertos, para empresas que possuem as certificações necessárias. Isso demonstra um requisito cada vez mais comum e que pode fazer com que a organização se destaque diante de sua concorrência.

Para realizar a implantação bem sucedida dos sistemas de gestão ISO, de forma prática, rápida e sem complicações, nada melhor do que contar com uma equipe de especialistas.

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