História
Acredita-se que a origem do SWOT tenha começado com o termo SOFT (Satisfatório (bom no presente), Oportunidade (bom no futuro), Falha (ruim no presente), Ameaça (ruim no futuro)). A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.
O que é ?
SWOT é a sigla dos termos Ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), conhecida no Brasil como FOFA com referência aos termos Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. • Tem como objetivo identificar pontos Fortes e Fracos, a desenvolver no ambiente interno a organização e Ameaças e Oportunidades atuais e futuras no ambiente externo a organização, assim entende-se que SWOT vem auxiliar na definição das estratégias para manter os pontos fortes, reduzir a intensidade dos pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”
Estrutura Normativa X SWOT
A matriz SWOT, utilizada como ferramenta para identificação dos pontos fortes e fracos (analisando o ambiente interno da organização) e oportunidades e ameaças (analisando o ambiente externo da organização). Está diretamente relacionada as “partes interessadas” e ao item 6 das normativas com estrutura de alto nível, que faz referência ao Planejamento. O planejamento deve decorrer da análise sobre o contexto em que a organização esta inserida assim como das necessidades das partes interessadas.
SWOT -> GERENCIAMENTO DE RISCOS
• Para se entender os riscos aos quais a organização esta exposta é necessário conhecer seu contexto, identificar e entender quais são os efeitos de suas fraquezas e a quais ameaças esta exposta. A matriz de SWOT é uma ferramenta poderosa, que proporciona uma reflexão e pode ajuda-lo a descobrir oportunidades para serem exploradas, entender as fraquezas do seu negócio, eliminar as ameaças ou planejar para superá-las.
Estrutura
A estrutura da Matriz SWOT é bem simples, realçando o conhecimento organizacional relacionados ao ambiente interno e externo
Forças
As Forças estão relacionadas a análise das vantagens internas da organização, descrevendo quais as competências mais fortes da organização, ou seja aquelas que estão sobre sua influência.
1.O que a sua empresa faz bem
2.Qual é o nível de engajamento da sua equipe?
3.Qual é o nível de engajamento dos seus clientes?
4.Qual a força do seu nome no mercado?
5.Quais são seus melhores recursos?
6.Quais são suas atividades mais atrativas?
7.Em qual nível esta a saúde financeira da empresa?
8.Qual a maior vantagem que a sua empresa tem em relação à concorrência?
9.Por que os seus clientes voltam a sua empresa?
Fraquezas
As Fraquezas estão relacionadas a análise das desvantagens internas da organização, descrevendo quais os elementos internos que atrapalham e não geram vantagem competitiva para o negócio da organização.
1.Os funcionários são capacitados para as funções que ocupam?
2.Onde eu poderia melhorar?
3.Existem setores desmotivados?
4.Por que o seu possível cliente escolhe a concorrência?
5.Por que meus clientes não se engajam?
6.Quais as maiores deficiências da minha equipe?
7.O treinamento fornecido tem alguma lacuna?
8.Por que o cliente comprou uma vez e não retornou?
Oportunidades
As Oportunidades estão relacionadas aos aspectos externos que são positivos e que podem potencializar a vantagem competitiva da organização, mas não há controle sobre estes pontos.
1.Minha empresa pode aproveitar um modismo que surgiu?
2.O desenvolvimento de uma nova tecnologia pode ser agregado à minha cadeia de produção?
3.Existem acordos econômicos e políticos favoráveis no meu setor?
4.Meu produto comporta produtos adjacentes que eu posso lançar?
5.O público-alvo da minha empresa está mudando de comportamento?
6.Posso agregar uma falha da concorrência para me sobrepor?
Ameaças
As Ameaças estão relacionadas aos aspectos externos que são negativos e que podem colocar em risco a vantagem competitiva da organização, mas também não há controle sobre estes pontos.
1.Existem competidores novos no mercado?
2.Alguma demissão pode me prejudicar substancialmente?
3.Novas leis que regulamentam o meu setor estão em discussão?
4.Existem pesquisas que podem fazer com que meus recursos fiquem antiquados?
5.Os meus produtos estão sendo pirateados?
6.A mão de obra no meu setor está escassa ou despreparada?
7.Existem previsões de catástrofes, mudanças climáticas ou guerras?
CASE - Veja um Exemplo
FORÇA
Instalações físicas confortáveis e atraentes;
Espaços de lazer bem equipados;
Serviços de guias turísticos.
Localização, região muito procurada por turistas;
FRAQUEZA
Número reduzido de quartos para a demanda;
Custos altos com funcionários;
Funcionários desmotivados;
Problemas de comunicação e relacionamento entre a equipe.
OPORTUNIDADES
Aproveitamento das potencialidades oferecidas pelos destinos turísticos da região;
Pacotes turísticos que tornem prático e atrativo para o cliente;
Marketing para divulgação;
Criar sistema de associação a sites de hospedagem.
AMEAÇAS
Avaliação negativa por parte dos clientes
Redução drástica de hospedes;
Imagem deteriorada pela qualidade dos serviços;
Concorrência acirrada;
Condições climáticas;
Surtos epidemiológicos
Resumo:
FORÇAS
Entenda seus pontos fortes, conheça sua organização, entenda os processos e potencialize estes fatores.
FRAQUEZAS
Entenda seus pontos fracos, entenda os riscos que esta exporto e que estão sobre seu controle.
OPORTUNIDADES
Entenda as oportunidades do ambiente, conheça este ambiente, entenda sua influência no seu ambiente e aproveite as oportunidades.
AMEAÇAS
Entenda suas ameaças, entenda os riscos que esta exporto, previna-se e monitore e quando possível transforme as ameaças em oportunidades.