Sobre o que vamos Falar:
1.História
2. O que é?
3. A Ferramenta possui uma estrutura normativa:
4. Como a Ferramenta ajuda a diminuir riscos e identificar oportunidades?
5.Onde mais se pode aplicar a ferramenta 5W2H?
- Estrutura da Ferramenta 5W2H
- Onde e quando?
- O que e por quê?
- Quem como e quanto custa?
6. Case
1. História
A ferramenta 5w2h tem origem na indústria automobilística, mais especificamente na do Japão, onde foi desenvolvida. No início foi associada aos processos de gestão da qualidade total, nas linhas de produção de carros. Logo depois foi expandida para outras áreas, sempre com a intenção de ajudar a coordenar o passo a passo da elaboração e execução de um projeto ou plano de ação.
2. O que é?
5W2H é uma ferramenta utilizada para determinar uma sequência de ações para alcançar uma meta ou objetivo, estabelecendo o que será realizado, por que, onde, quando, por quem, como e com qual custo envolvido. Neste método a abordagem está diretamente relacionada a um plano de ação organizado, analítico e prático, estruturado em etapas para chegar a conclusão.
3. A Ferramenta possuí uma estrutura normativa
A utilização da ferramenta 5W2H está relacionada com diversos requisitos normativos:
-
No planejamento dos objetivos ao estabelecimento de metas e como alcança-las,
->Ações para abordar riscos e oportunidades
->Objetivos da qualidade e planejamento para alcança-los
->Planejamento de mudanças
-
Na análise de risco como plano de ações para diminuir os riscos:
->Comunicação
-
Na operação relacionado ao planejamento produtivo
->Planejamento e controle operacionais
->Planejamento de projeto e desenvolvimento
-
As tratativas de mudanças e não conformidades, a estrutura para implementação de melhorias.
->Não conformidades e ação corretiva
->Melhoria contínua
4. Como a Ferramenta ajuda a diminuir riscos e identificar oportunidades?
O Gerenciamento de Risco é um processo utilizado para identificar eventos arriscados em potencial, são situações que podem atingir a organização, ou seja, incertezas que podem ser tanto riscos quanto oportunidades e a ferramenta 5W2H deve de forma rápida desenvolver a estrutura para implementação planos para mitigar estes riscos potenciais.
Passo a passo para a Gestão de Risco:
->Identifique riscos
->Análise e avalie o risco
->Desenvolva ações para mitigar os riscos
->Implemente ações para mitigar os riscos
5. Onde mais se pode aplicar a ferramenta 5W2H?
Elaboração do planejamento estratégico: o planejamento estratégico trata da definição de objetivos e estratégias da organização, o 5W2H pode ser empregado para planejar e guiar ações estratégicas dentro da empresa que possibilitem o aumento da competitividade da organização e o alcance das metas estabelecidas.
Definição de um processo ou projeto: o uso do 5W2H pode funcionar como um guia para identificar e orientar a definição das atividades de um processo ou projeto. A ferramenta auxilia a definir quais são as atividades que o processo ou projeto deveriam ter, o porquê de cada uma das atividades precisar ser executada.
Criação de plano de ação: o 5W2H pode auxiliar na elaboração de plano de ação para resolver um problema ou atingir determinado objetivo ou meta. Um exemplo comum do uso de plano de ação com a ferramenta 5W2H é na tratativa de não conformidades.
Estrutura da Ferramenta 5W2H
A estrutura da ferramenta 5W2H, consiste em 7 perguntas que apoiadas em uma planilha modelo, software, aplicativo ou até mesmo de um formulário em papel, traz um contexto para definir o que deve ser realizado, por que, onde, quando, quem, como e quanto irá custar para atingir objetivos e metas definidas.
Onde e quando?
Defina o local da realização, este local pode ser físico ou até mesmo um departamento ou setor da organização, determine o tempo de execução, crie um cronograma e prazos para execução.
O que e por quê?
Determine a intenção do que se pretende realizar, ou seja, definia e descreva o que será feito de fato, trate a justificativa do por que será desenvolvido o que foi proposto.
Quem, como e quanto custa?
Defina quem ou qual área será responsável pela execução do que foi definido. Por mais que uma área seja a responsável, uma boa prática é escolher um líder, ou seja, alguém que será encarregado de gerenciar a execução do que foi proposto. Descreva o método ou estratégias utilizadas para a condução do que foi estabelecido devem ser definidos para que o que foi idealizado seja executado da melhor forma. Elabore uma projeção do custo e investimento necessário para a realização do que foi proposto.
1S Show Me!
Defina indicadores para acompanhar a implementação das ações, monitore os prazos, avalie os resultados e apresente os resultados alcançados, os objetivos atingidos e metas superadas.
6. Case
Hipótese: Seleção de colaboradores qualificados que permaneçam na organização.
Objetivo: Mitigar o risco de perda de mão de obra qualificada
Espero ter ajudado com estas dicas.