21 de julho de 2021

Como fazer gestão em tempos de crise

Adiel Lima
Adiel Lima

21 de julho de 2021 · 5 min de leitura

Todas as organizações estão sujeitas a passar por situações de anormalidade e tensão, de maior ou menor intensidade. 

A questão é, sua empresa sabe por onde começar e quais serão as melhores decisões a se tomar com seus recursos disponíveis?

O QUE É GESTÃO DE CRISE?

Trata-se de um planejamento de ações em um um processo que envolve todas as áreas da empresa e seus respectivos gestores visando minimizar, reduzir ou, se possível, eliminar os impactos causados por uma adversidade dentro da empresa, seja ela legal, social ou financeira. Assim, esse conjunto de ações bem executadas fará com que o negócio tenha o menor prejuízo financeiro possível.

importância de tarefas

AÇÕES DE CURTO PRAZO:

  1. 1.ANÁLISE DO FLUXO DE CAIXA: 

Projeção do Fluxo de Caixa para os próximos 6 meses; 

Previsão de Vendas; 

Verificação das obrigações de entregas; 

Avaliação dos gastos: Contratos com fornecedores; Terceiros;  Projetos

  1. 2. ENTENDIMENTO DO PREÇO MÍNIMO: 
  2. Apuração correta dos gastos (custos e despesas); 
  3. Cálculo do preço mínimo através do markup. 

3. DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO: 

  • Definição de canais / responsável; 
  • Montagem de Comitê para Gestão de Crises (Jurídico, Suprimentos, Operações, Comercial, Financeiro etc).

AÇÕES DE MÉDIO PRAZO

 1- ANÁLISE DE CENÁRIOS: 

Avaliação das tendências; 
Elaboração de cenários com alternativas. 

  1. 2- REVISÃO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO: 
  2. Acompanhamento de Previsto x Realizado; 
  3. Análises de possíveis contingências. 
  4. 3-DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES: 
  5. Preparação de treinamentos; 
  6. Elaboração de procedimentos; 
  7. Elaboração de Manual de Gestão de Crise.

Conheça 8 dicas para lhe ajudar no Gerenciamento de Crise em sua empresa.

1. ENTENDA O CENÁRIO

Em cenários de crise surge espaço para muitas especulações, boatos internos, além de informações desencontradas. O gestor precisa conhecer o que de fato está acontecendo para poder mitigar boatos e manter a equipe com a informação correta. 

Ter informações precisas é importante para fazer as correções necessárias, melhorar a tomada de decisão e orientar seus colaboradores da melhor forma possível — principalmente passando a segurança necessária para que eles desempenhem o seu papel.

2. TOME DECISÕES COM RAPIDEZ

Cuidado: há uma grande diferença entre ser ágil e ser apressado. No primeiro caso, ser ágil quer dizer conseguir responder uma situação a tempo de evitar prejuízos ou danos ao negócio, garantindo o bom funcionamento da empresa. 

Ser apressado é tentar solucionar uma situação com pressa, mas sem ter os mecanismos necessários para lidar com ela, o que aumenta os riscos de falhas e de piorar ainda mais o momento. Agir assim só estressará a sua equipe e aumentará a animosidade entre as pessoas.

3. DEMONSTRE CONTROLE NA GESTÃO DE EQUIPES

Situações de crise podem desencadear momentos de caos, mas o líder não pode se deixar abater ou demonstrar perda de controle. Os colaboradores, mesmo que inconscientemente, se espelham nos líderes e esperam dele a calma necessária para lidar com as situações, ou seja, reunir as pessoas e recursos necessários para enfrentar o que vier. 

 O gestor pode não ter controle sobre a causa da crise, mas é certo de que ele tem controle sobre a resposta que dará a ela — demonstre que possui esse controle e passe segurança para a sua empresa.

4. SEJA ADAPTÁVEL

Para superar uma crise é preciso estar preparado para se adaptar a uma nova realidade e para mudar os processos que vinham sendo utilizados. Além disso, às vezes a gestão de equipes inclui realizar mudanças na própria equipe. Quaisquer sejam as mudanças, mudar quase nunca é fácil. Por isso, quanto mais rápido o líder compreender a situação e se adaptar a ela, mais facilmente ele conseguirá enfrentar os impactos dessa mudança e encontrar uma solução eficiente para o negócio. 

Para isso, é importante que ele não se prenda apenas a uma estratégia. Mas que receba as informações, analise-as, simule cenários, consulte sua equipe e desenvolva planos de ação que possam ser utilizados no enfrentamento da crise.

5. BUSQUE A INOVAÇÃO

Inovar é uma constante para qualquer negócio. Manter-se preso a antigos modelos de trabalho e com produtos que não trazem novidade faz com que os clientes percam interesse e busquem novas soluções em outros locais. 

Se em um cenário sem crise isso pode ter um impacto bastante negativo para uma empresa, imagine em um momento em que o consumidor está mais exigente e gastando menos? Por isso é que na crise a busca por diferenciais e inovações se torna ainda mais necessária.

6. TENHA UM PLANEJAMENTO

Associado às adaptação e à inovação, procure estabelecer um plano, ao invés de trabalhar com ações isoladas, e definir metas claras e realistas que devem ser seguidas — claro que com a devida análise e ajustes, se assim for necessário. 

O planejamento irá te ajudar a se precaver de imprevistos, definir um caminho a ser seguido e ainda determinar as estratégias que a empresa adotará diante do novo cenário. O planejamento é uma ação que deve ser uma constante na rotina diária de uma empresa.

7. LIDE COM AS EXPECTATIVAS

Os colaboradores criam expectativas quanto às ações que serão tomadas para resolução das dificuldades. 

Assim que tiver o planejamento, compartilhar a nova visão com a equipe é uma forma de lidar com essas expectativas, acalmar os ânimos dos funcionários e ainda motivá-los para que eles sigam exercendo bem as suas funções. Mesmo que o plano comunicado não agrade a todos, ele reduz especulações e transmite controle para o grupo. Deter um bom nível de controle da situação e manter a calma são imprescindíveis nessa situação.

8. BUSQUE INFORMAÇÕES

Você percebeu que já repetimos a palavra informação algumas vezes ao longo deste artigo? Isso não foi à toa. As informações são importantes para a empresa em qualquer momento: para fazer uma promoção, para contratar um novo fornecedor, para mudar o equipamento, para determinar o posicionamento de mercado, para lidar com a concorrência, entre outras tantas situações. 

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de saber mais sobre o tema? Preencha o formulário abaixo para falar com um de nossos Especialistas!