16 de julho de 2021

Como elaborar o orçamento empresarial?

Adiel Lima
Adiel Lima

16 de julho de 2021 · 5 min de leitura

Você sabe quais são os planos de sua empresa para os próximos meses?
E para os próximos anos?

Conheça a relação entre a GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, PROJEÇÕES e SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS.

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA
Realizar uma boa Gestão Orçamentária é um processo essencial para o sucesso e estabilidade de qualquer empresa no mercado.
A gestão orçamentária envolve uma série de etapas a serem seguidas, como a estruturação do Plano Orçamentário, Projeção de Cenários e Avaliação de Resultados.

PROJEÇÃO E SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS
Qual o faturamento esperado pela sua empresa dentro de um determinado período? Qual a projeção de seu Fluxo de Caixa?

Essas e outras questões podem ser elaboradas na estruturação de um Plano Orçamentário, bem como a Simulação de Cenários diante das situações projetadas.

BOAS PRÁTICAS PARA SE FAZER UM ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Conheça algumas diretrizes para uma boa Política Orçamentária para a sua empresa.

O Orçamento Empresarial acontece quando há um planejamento com fim de apuração de ganho, despesas e investimentos que uma empresa pode desejar obter em um determinado período. Ele pode ser utilizado entre 1 a 3 anos à frente. Mas isso pode variar de setor para setor.

Veja abaixo algumas diretrizes para uma Política Orçamentária ou Orçamento Empresarial.

Considerando as particularidades das operações, o método a ser utilizado será o de confronto entre receitas e despesas operacionais, considerando ainda os dispêndios com os investimentos nas atividades, buscando dessa forma o equilíbrio entre o orçamento proposto e compromissado com o Planejamento Estratégico, e a avaliação da realidade operacional considerando aspectos econômico-financeiros em geral.

PORQUE A CONTROLADORIA SERÁ A GUARDIÃ DO ORÇAMENTO?
O Principio da Austeridade estará presente em todas as fases do Planejamento Orçamentário, devendo cada gestor de Centro de Custos garantir sua parcela de contribuição no rigor com que as projeções serão feitas, buscando maximizar o resultado e permitir que todos participem dos frutos colhidos.

Não haverá distinção dentro do quadro de colaboradores da empresa, devendo, portanto, todos se submeterem as premissas de maximização dos resultados, as quais são aderentes ao pensamento do Conselho de Administração.

A Controladoria será a guardiã do orçamento, devendo angariar as projeções individuais e consolida-las em forma de uma peça única.

O Superintendente terá absoluto poder e autoridade sobre o orçamento, podendo sugerir mudanças, aperfeiçoamentos e reenquadramentos sobre todos as peças que compõem o orçamento, submetendo-se apenas ao Conselho de Administração.\

PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTOS

ORÇAMENTO BASE ZERO:
O Conceito de Orçamento Base Zero (OBZ) é creditado a Peter Phyrr devido à sua implantação na Texas Instruments na década de 1960, tendo seus resultados sido publicados em 1970 pela Harvard Business Review. O OBZ consiste na elaboração de uma base orçamentária para um determinado período, sem levar em consideração os orçamentos de períodos anteriores.

O orçamento de uma empresa ou departamento deve estar alinhado à estratégia da empresa. Primeiramente é preciso estabelecer claramente quais são as metas e objetivos do período e, a partir daí, estabelecer as bases orçamentárias.

O conceito de Orçamento Base Zero possui duas premissas básicas: 1. Assegurar a sobrevivência da empresa no pior cenário e ser capaz de aproveitar as oportunidades advindas dos melhores cenários. 2. O total de gastos fixos deve se situar próximo da Margem de Contribuição da empresa no pior cenário possível.

ORÇAMENTO HISTÓRICO:
Também conhecido apenas como Orçamento Histórico, este modelo é gerado a partir dos números do ano anterior. Basicamente, é calculado o quanto se deseja elevar a receita e quanto os custos e despesas deverão subir para dar suporte a esses objetivos.

Uma das vantagens deste modelo é que ele envolve menos pessoas, pois não é necessário revisitar e justificar todas as atividades da empresa para gerar o novo orçamento. Sendo assim, também é mais rápido de ser feito.

Além disso, com o Orçamento Histórico, pode-se evitar distorções na hora de definir os custos de uma determinada atividade, pois já existe uma base a partir dos números do ano anterior. Dessa forma, não é necessário estimar os custos do zero para cumprir com o planejamento estabelecido.

ORÇAMENTO MATRICIAL:
O Orçamento Matricial é uma metodologia na qual as receitas e despesas são analisadas cruzando linhas e colunas, como em uma matriz. Normalmente, em uma empresa, os centros de custo possuem um gestor que é responsável por gerir o orçamento.

Na visão matricial, o gestor de pacote administra o orçamento de um tipo de despesa para todos os centros de custos mantendo uma análise imparcial dos custos e promovendo o benchmarking entre os setores. Na etapa de aprovação, o orçamento é finalizado e inicia-se a fase acompanhamento.

Por meio da gestão matricial de despesas, é possível comparar o Planejado x Realizado e analisar a linha da tendência, para ter uma visão se o que foi definido inicialmente irá atingir o objetivo final. Caso os valores estejam fora do que foi determinado, é possível criar Planos de Ação para atingir os números almejados.

ORÇAMENTO COLABORATIVO:
O Orçamento Colaborativo, também conhecido como participativo ou descentralizado, tem ganhado uma força crescente no meio empresarial. Trata-se de um conceito comum quando falamos de administração pública, em que determinada comunidade participa do processo de decisão acerca da destinação dos recursos arrecadados.Essas decisões são tomadas baseadas em votações e reuniões deliberativas nas quais os cidadãos são agentes centrais das resoluções que foram definidas.

Na iniciativa privada o raciocínio é similar - há uma promoção da descentralização do processo de decisão, ou seja, cada centro de custo opina diretamente no momento de determinar o orçamento pelo qual será responsável.

O Orçamento Colaborativo afeta diretamente o engajamento da equipe, que se sente mais impactante para os rumos da empresa e, consequentemente, se torna mais empenhada em manter as despesas ajustadas ao valor que ajudou a determinar.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PASSOS PARA SE CRIAR UM ORÇAMENTO EMPRESARIAL?

quais são os principais passos para se criar um orçamento empresarial?

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