Toda empresa deve possuir um processo de apuração de custos periodicamente. Essa rotina é muito importante, pois se a organização não souber os custos de sua operação, não terá embasamento na tomada de decisões como a precificação de produtos ou serviços, podendo contabilizar um lucro maior do que se deveria, fazendo com que o resultado final do período seja inflado e assim seja apurada uma falsa lucratividade.
A série Boas Práticas 345 tem por objetivo tratar sobre temas importantes do ambiente corporativo de uma forma mais leve.
Os conteúdos seguirão sempre a mesma estrutura, trazendo três pontos introdutórios ao tema, quatro erros comuns e cinco boas práticas de mercado.
TRÊS PONTOS INTRODUTÓRIOS AO TEMA:
1º Item: o primeiro ponto importante é entendermos que apuração de custos é um processo que deve ser executado periodicamente, ao menos uma vez por mês. Caso a última apuração de custos tenha sido feita há muito tempo, tome cuidado, pois é provável que esteja analisando números errados.
2º Item: é preciso ter bons apontamentos. Caso os insumos, mão-de-obra de seu produto e/ou serviço não estejam sendo apontados de maneira correta, retorne à esta etapa e cuide deste processo, pois serão necessários apontamentos assertivos para que se tenha uma boa apuração de custos mensalmente.
3º Item: é necessário que se faça também uma boa apuração contábil. Procure utilizar a contabilidade como ferramenta gerencial e não somente para pagar impostos e lançar folhas de pagamento. Isso é muito importante para que seja apurado o custo real de seus produtos e/ou serviços.
QUATRO ERROS COMUNS NO MOMENTO DE FAZER A APURAÇÃO DE CUSTOS:
1º Erro comum: é usar a apuração de custo teórico. Na maioria das vezes esse custo é bem diferente do custo real apurado mês a mês.
2º Erro comum: é possuir um estoque com valorização errada, cuidado para não vender o produto bom e o ruim permanecer parado no estoque por muito tempo. Isso irá mascarar o seu processo de apuração de custos. Reavalie seu estoque com frequência.
3º Erro comum: é não calcular o ciclo financeiro. Se você paga seu fornecedor muito tempo antes de receber de seu cliente, então seu custo financeiro é alto e deve ser computado na apuração dos custos de seu produto.
4º Erro comum: é não colocar a inadimplência nos custos. O valor da inadimplência deve ser rateado no custo dos adimplentes, essa é a lógica do cheque especial.
CINCO BOAS PRÁTICAS PARA APURAÇÃO DE CUSTOS
1ª Dica: defina e divulgue o orçamento dos custos periodicamente, gestão à vista é sempre uma boa prática, aumenta a transparência da gestão e responsabilidade pelos resultados apurados.
2ª Dica: prefira os custos fixos aos custos variáveis, dessa maneira se você vender menos o custo também irá diminuir.
3ª Dica: apenas faça rateio caso necessário. Procure fazer gestão pela margem de contribuição, porque todo rateio tem um certo grau de subjetividade.
4ª Dica: faça uma boa implantação do sistema ERP. Geralmente os sistemas ERP são bons, e contribuem positivamente no momento de obtenção dos apontamentos de custos, o que é fundamental no momento da apuração, permitindo ganhar tempo e qualidade nas informações. Em nosso canal no YouTube temos um vídeo sobre aderência de sistemas e boas práticas para implantação de sistemas ERP/CRM.
5ª Dica: foque na apuração dos custos dos itens que são mais vendidos. Caso consiga realizar a apuração dos custos de 80% a 90% dos itens já é considerada uma boa prática. Tome cuidado para não despender muito tempo com produtos e/ou serviços que são pouco vendidos.
Espero ter ajudado com estas dicas.
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