29 de maio de 2021

ESG e sua importância para atrair novos investidores

Adriano Bortoli Franco
Adriano Bortoli Franco

29 de maio de 2021 · 16 min de leitura

Se você está por dentro das maiores tendências do mundo corporativo nos últimos meses, com certeza ouviu falar sobre ESG.

Esta sigla vem das seguintes palavras:

- Environmental: meio ambiente.

- Social: social.

- Governance: governança. 

O ESG é um índice que avalia as operações das empresas conforme os seus impactos nesses três eixos da sustentabilidade. Os pilares ESG representam uma virada de chave definitiva para o mindset sustentável, principalmente nas grandes corporações. 

O critério de Meio Ambiente vê como a companhia atua na gestão da natureza - desmatamento, poluição, resíduos, uso de recursos hídricos, entre outros. 

O Social examina se a organização viola direitos humanos universais, monitorando as relações da empresa entre trabalhadores, fornecedores e comunidades onde atuam. 

Já a avaliação da Governança envolve práticas de gestão empresarial ligadas ao combate à corrupção, ética, diversidade, políticas de compliance, canal de denúncia, entre outros. 

Segundo o Global Sustainable Investment Alliance, hoje há cerca de US$ 31 trilhões dos chamados “ativos sustentáveis” no mundo, dos quais US$ 14 trilhões apenas na Europa. O montante equivale à metade dos investimentos no Velho Mundo. Além disso, pesquisas indicam que esse tipo de abordagem sustentável pode atingir 60% do mercado de fundos europeus até 2025. 

O índice é erigido sob a mesma base de valores pregados pelos Dez Princípios do Pacto Global para o desenvolvimento sustentável integral

A medida também oferece mais “transparência aos investidores” sobre as empresas nas quais eles estão investindo. 

Algumas definições importantes para entendimento desse tema:

- Gestão Responsável: boa administração (leis e normas locais, contabilidade, auditorias).

- Sustentabilidade: originada de sustentar, como nos sustentamos? Crescimento ordenado (econômico, social e ambiental).

- Responsabilidade Social Empresarial: está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com as partes que são direta ou indiretamente ligadas: funcionários, fornecedores, clientes, a comunidade local, sociedade e meio ambiente que estão inseridos, para minimizar seus impactos negativos.

- Governança: vem da palavra governar, é o ato de administrar o seu dia a dia.

- Ética: não tem uma definição do certo ou errado. Com os pré-julgamentos e valores da empresa, serão definidas as diretrizes a serem adotadas.

Interessou-se pelo tema? Preencha o formulário abaixo para falar com nosso time de especialistas para fazer um diagnóstico e descobrir o nível de aderência de sua empresa!