POR QUE FAZER MAPEAMENTO DE PROCESSOS POR DEPARTAMENTO É ERRADO?
É muito comum ouvirmos que os processos da empresa foram desenhados por departamento.
Veja porque isso é um problema:
Na prática essa abordagem não é eficaz, pois a visão do departamento é limitada ao seu “quadrado” o que geralmente impede que os benefícios do mapeamento para melhoria cheguem até o cliente final.
A SOLUÇÃO BPM (BUSINESS PROCESS MANAGEMENT)
Para resolver essa questão é preciso que tenhamos uma estrutura de processos ponta-a-ponta, ou seja, processos que realmente transitem entre os departamentos e seus benefícios cheguem até o cliente.
Geralmente uma empresa não tem mais que 14 ou 16 processos ponta-a-ponta ou Macroprocessos, termo também utilizado em algumas empresas.
DONO DO PROCESSO Além dos processos ponta-a-ponta também é preciso que exista a figura do DONO DO PROCESSO, este por sua vez deve ser o responsável pelo resultado efetivo do processo todo, independente do departamento que ele transite.
Apenas após a aplicação desses dois importantes conceitos do BPM evitaremos que os departamentos “olhem apenas para seus próprios umbigos” ao invés disso, faremos com que a visão do cliente seja prioridade para a empresa.\
Mudar a estrutura de uma empresa tradicional para uma estrutura voltada para PROCESSOS não é projeto fácil, pois muitas vezes esbarramos em conflitos de interesses, porém com práticas de Gestão de Mudança e uma acreditação TOP DOWN da diretora essa transformação é possível através de uma boa consultoria de Processos-BPM.
A figura a seguir ilustra a visão holística destes conceitos:
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