20 de maio de 2021

Boas práticas para ter o trabalho de consultoria valorizado

Adiel Lima
Adiel Lima

20 de maio de 2021 · 3 min de leitura

A Consultoria Empresarial proporciona - através da implantação de melhorias estratégicas - redução de custos, aumento de receita, eliminação de gargalos, aumento da produtividade, expansão de negócios, dentre muitos outros benefícios.

O trabalho de consultoria é algo ainda pouco disseminado no Brasil, então é preciso explicar o escopo, fazer uma boa introdução do que é uma consultoria para que o cliente possa entender e enxergar o valor daquilo que será entregue.

A série Boas Práticas 345 tem por objetivo tratar sobre temas importantes do ambiente corporativo de uma forma mais leve.

Os conteúdos seguirão sempre a mesma estrutura, trazendo três pontos introdutórios ao tema, quatro erros comuns e cinco boas práticas de mercado.

TRÊS PONTOS INTRODUTÓRIOS AO TEMA:

Item: é preciso explicar que o trabalho de consultoria é algo ainda pouco disseminado no Brasil, então é preciso explicar o escopo, fazer uma introdução do que é uma consultoria para que o cliente possa entender e criar uma expectativa correta daquilo que vai ser entregue.

Item: toda consultoria deve ser empacotada e ter um escopo bem delimitado para que o cliente possa analisar se o trabalho está bem feito, se está atendendo à expectativa ou não. É muito comum vermos o trabalho pouco empacotado e isso pode criar um problema de expectativa tanto de um lado quanto de outro.

Item: o trabalho de consultoria é bem diferente do trabalho de um funcionário da empresa. O consultor deve ter um posicionamento diferente de um funcionário, ele deve dar uma opinião mais sincera, ele não precisa ter medo de ser subordinado ao cliente. Muito importante fazer essa distinção.

QUATRO ERROS COMUNS NO MOMENTO DE ENTREGAR UM TRABALHO DE CONSULTORIA:

Erro comum: gastar todo o tempo pra fazer o trabalho de consultoria e não deixar tempo para apresentar o que foi feito, perdendo a oportunidade de valorizar o trabalho executado.

Erro comum: não exigir tempo para entregar, não exigir que um diretor ou um gerente participe no momento da apresentação do trabalho executado. É muito comum ele dizer não ter tempo para te atender, mas você tem todo o direito de exigir uma reunião formal pra fazer uma entrega adequada ao seu cliente.

Erro comum: é perder o foco da comunicação no meio do trabalho, é você não fazer status report, geralmente mensais ou a cada 20 dias, pra apresentar dificuldades e oportunidades de melhoria durante o projeto.

4º Erro comum: é entregar o trabalho de consultoria em uma embalagem ruim. Se você fez um ótimo trabalho, atente-se no momento de apresentá-lo, utilizando boas ferramentas de apresentação, atentando ao funcionamento dos recursos audiovisuais, como o som, projetor, dentre outros. Entregue o seu trabalho em uma boa embalagem, isso irá valorizar cada vez mais o seu trabalho de consultoria.

CINCO BOAS PRÁTICAS PARA TER O TRABALHO DE CONSULTORIA VALORIZADO:

Dica: mostre as dificuldades identificadas durante o projeto, mostre aquilo que foi difícil, as pessoas que dificultaram o trabalho.

Dica: fale dos riscos que foram mitigados com o trabalho da consultoria, demonstre os impactos caso os riscos não tivessem sido mitigados. Não deixe de evidenciá-los.

Dica: sempre que houver um ponto de decisão, mostre duas opções para o seu cliente escolher. Mesmo que você já saiba qual ele vai escolher, é sempre importante deixar claro o poder de escolha.

Dica: faça ágil, faça pacotes de entregas pequenos para que o cliente possa ver valor durante todo o projeto. Não faça um trabalho de consultoria de seis meses deixando para fazer uma única reunião ao final do projeto para entregar tudo. Utilize métodos ágeis.

Dica: repita elogios que você ouviu durante o projeto, porque o cliente que está recebendo essa mensagem na entrega final irá reconhecer o trabalho que foi feito.

Espero ter ajudado com estas dicas.

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