20 de maio de 2021

As Normas de Gestão da ISO e sua associação com o Ciclo PDCA

Adriano Bortoli
Adriano Bortoli

20 de maio de 2021 · 4 min de leitura

Normas de Gestão ISO

Cada vez mais, as empresas optam por modelos de sistemas de gestão, sejam eles de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, gestão da energia, não importa… que sejam comprovadamente eficazes através das normas internacionais produzidas pela ISO.

A ISO, ou pelo nome completo, Organização Internacional para Padronização, é uma organização não governamental, que tem sede em Genebra na Suíça, e que hoje é reconhecida por sua criação de padrões internacionais através de normas, sobre os mais variados temas, e para todos os segmentos.

O portfólio atual da ISO abrange cerca de 20 mil normas, dentre as quais algumas tratam de sistema de gestão. A ISO, como o próprio nome indica, nasceu com o intuito de “padronizar”.

Neste artigo mostraremos como as normas de gestão da ISO foram padronizadas, e de que forma ela se associa ao ciclo PDCA.

Estrutura High Level

Qualquer tipo de organização deve conseguir implementar um sistema de gestão, baseado nas normas ISO. Uma característica mais do que comum, é a adoção de mais de uma norma de gestão nas organizações, ou seja, organizações que aplicam mais de uma norma ao mesmo tempo, o chamado Sistema de Gestão Integrado.

Pode ser qualidade com meio ambiente, meio ambiente com segurança, segurança com qualidade, ou todos juntos. Para facilitar essa integração, e se manter fiel ao propósito de “padronização”, a ISO percebeu que precisaria padronizar também as suas normas, para isso foi estabelecido uma estrutura de alto nível padrão, aplicável a todas as normas de gestão da organização.  

A proposta de criação de uma estrutura e terminologia padronizados pressupõe uma organização de capítulos, cláusulas e requisitos que seja familiar a todas as normas de Sistemas de Gestão. A organização de tais capítulos é a seguinte: 

1.Escopo
2.Referências Normativas
3.Termos e Definições
4.Contexto da Organização
5.Liderança
6.Planejamento
7.Apoio
8.Operação
9.Avaliação de Desempenho
10.Melhoria 

ISO X PDCA

Uma das facilidades trazidas pelo uso da Estrutura de Alto Nível nas normas de Sistemas de Gestão é a rápida associação desta estrutura ao modelo PDCA, no qual as normas se baseiam fortemente.



O ciclo “Planejar-Fazer-Verificar-Agir” (do inglês Plan-Do-Check-Act), aplicado inicialmente na Qualidade e hoje em dia difundido e utilizado em todos os Sistemas de Gestão é o modelo sobre o qual as normas de Sistemas de Gestão foram desenvolvidas.

  • CAPÍTULOS 4 E 5

Os capítulos 4 e 5 (contexto da organização e liderança), se relacionam com temas voltados a estratégia da alta direção, que vão nortear todo o sistema de gestão, sendo atividades de planejamento, execução, verificação e controle. Tudo que é definido nesses capítulos, o contexto da organização, as partes interessadas que se relacionam com o sistema, a política, vão orientar o PDCA inteiro que vem em seguida.

  • CAPÍTULO 6

No capítulo 6 de planejamento, se definem temas importantes e estratégicos, como riscos e oportunidades e os objetivos. As ações para abordar esses riscos e oportunidades, e para alcançar esses objetivos, vão impactar nas atividades operacionais que vem em seguida.

  • CAPÍTULOS 7 E 8

Nos capítulos 7 e 8 estão apoio e operação, o apoio traz requisitos que dão suporte a operação, como competências, conscientização, recursos, atividades de comunicação, e a gestão de informações documentadas, enquanto o capítulo 8 vai falar da operação em si, como controles e critérios operacionais. No capítulo 8 é onde temos a maior diferença entre uma norma e outra, pois a operação de um sistema de gestão da qualidade, ambiental, e de saúde e segurança por exemplo, são bem diferentes.

  • CAPÍTULO 9

Já no capítulo 9 é onde todas as atividades de medição de desempenho e monitoramento acontecem, sejam no nível de processo, sejam no nível de sistema. Aqui que vamos encontrar indicadores de processo, ou auditoria interna como forma de monitoramento do próprio sistema de gestão da organização. A análise crítica pela alta direção também está aqui no capítulo 9.

  • CAPÍTULO 10

Por fim, o capítulo 10 vai obrigar a organização a tomar ações, sejam elas ações corretivas para resolver não conformidades, ou ações de melhoria. Para tomar essas ações, a organização precisa planejar, depois colocar em prática, avaliar o resultado, e tomar outras ações. E assim o PDCA se completa.

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